quarta-feira, 6 de março de 2013

Feedback

Feedback: conjunto de sinais perceptíveis que permitem conhecer o resultado da mensagem; é o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. Para isso, fazer perguntas e obter as respostas, a fim de verificar se a mensagem foi recebida ou não.

Como a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional, o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzir falhas de comunicação e distorções.

Habilidades de Feedback:

- Assegurar-se de que quer ajudar (e não se mostrar superior);

- No caso de feedback negativo, vá direto ao assunto; começar uma discussão com questões periféricas e rodeios geralmente cria ansiedades ao invés de minimizá-las;

- Descreva a situação de modo claro, evitando juízos de valor;

- Concentre-se no problema (evite sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou críticas);

- Esteja preparado para receber feedback, visto que o seu comportamento pode estar contribuindo para o comportamento do receptor;

- Ao encerrar o feedback, faça um resumo e reflita sobre a sessão, para que tanto você como o receptor estejam deixando a reunião com o mesmo entendimento sobre o que foi decidido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário